quinta-feira, 8 de abril de 2010

Trovadorismo Português (Aline)

Um pouco da História:

O trovadorismo foi o perídodo de produção literária de Portugal.Os poetas e cronistas da época de 1189 a 1418 eram chamados de Trovadores (no norte da França, o poeta recebia o apelido de trouvère, em português trovador). Os trovadores são do tempo em que Portugal se estabeleceu como um reino, no final da Idade Média. Os poemas desses trovadores eram feitos para serem acompanhados por música com instrumentos como alaúdes, flautas, gaita, etc, e cantados por eles, em festas, feiras.
Este site é uma boa fonte de informações sobre o assunto.

_____________________________________
Principais autores do Trovadorismo:

Os mais conhecidos são: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João Garcia de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol.

-Dom Dinis,por exemplo, o Trovador, foi um rei importante para Portugal, sua lírica foi de 139 cantigas, a maioria de amor, apresentando alto domínio técnico e lirismo, tendo renovado a cultura numa época em que ela estava em decadência em terras ibéricas.
-D. Duarte foi o décimo primeiro rei de Portugal e o segundo da segunda dinastia. D. Duarte foi um rei dado às letras, tendo feito a tradução de autores latinos e italianos e organizando uma importante biblioteca particular. Ele próprio nas suas obras mostra conhecimento dos autores latinos

_____________________________________
Músicas e filmes:

Filmes: Temos Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, Excalibur, O Nome da Rosa.

Música: Os discos Musikantiga I e II, contém músicas medievais e renascentistas. Aqui uma das músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário