quinta-feira, 1 de julho de 2010

Entrevista com Camões



Entrevistador: E - Autor: A


E: Quem você é e como viveu a sua vida, origem?
A: Eu me chamo Luis Vaz de Camões, e nasci em Lisboa em 1524. Vivi sempre uma vida pobre embora de origem fidalga, mas tive uma vida boêmia em Lisboa.
-------------------
E: Em 1552 você volta a capital portuguesa e ganha um apelido. Você se lembra qual?
A: Sim, claro que me lembro, o meu apelido era Trinca Fortes.
------------------
E: E porque lhe foi dado este apelido?
A: Eu me envolvi com uma briga de rua, ferindo com uma arma um oficial do Paço.
------------------
E: Você já teve uma grande paixão ou um envolvimento amoroso?
A: Talvez sim, Isabel Tavares, minha prima, "A Menina dos Olhos Verdes".

------------------
E: Você fez um soneto para "A Menina dos Olhos Verdes". Poderia declamar uma parte para nós?
A:
"Menina dos olhos verdes
Por que me não vedes?
Eles verdes são
E têm por usança
Na cor esperança
E nas obras não.
Vossa condição
Não é de olhos verdes,
Porque me não vedes."
E: No que foi inspirado as suas poesias?
A: Minhas poesias falam de maneira geral, no amor e seus atropelos. E celebrei em Os Lusíadas, a honra e a bravura portuguesa.
-------------------
E: Camões, poderia citar algumas de suas obras?
A: Os Lusíadas (1572)
Anfitriões (1587)
Filodemo (1587)
Rimas (1595)
O Rei Seleuco (1645)
---
Camões se inspirou em sua própria vida. Alguns sonetos nem teriam sido escritos se Camões não passasse pelos abalos que passou.
--
Por:
Aline Machado
Jéssica Nebauer
Renata Alves
Literatura 1, T: A-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário